Utopia X Distopia X Futuro da Humanidade

utopiadistopiaJá faz muito tempo que histórias que retratam o futuro da humanidade viraram um laboratório sobre a condição humana, diversos livros, filmes, series e outros, são utilizados para retratar como seria o destino da humanidade, tanto para cenários otimistas quando para os mais pessimistas.

No caso da utopia vemos que a humanidade alcançou um patamar de sabedoria e paz inimagináveis, o mundo é um lugar belo e prazeroso, há igualdade e não existem guerras nem fome. Podemos citar o mundo fantástico de Star Trek como um mundo utópico, um mundo em que a humanidade se uniu em paz em pró do desenvolvimento.

Já a distopia vem trazer exatamente o contrario, nessa realidade o mundo em algum período, um grande evento, provavelmente causado por uma guerra, peste ou uma grande calamidade, tomou uma forma diferente de se remodelar, tomando uma atitude mais agressiva para manter as pessoas sobre controle, ou até um descontrole geral causado por esse evento. Podemos citar vários futuros distópicos retratados nos livros e filmes, creio que o mais famoso é o livro/filme 1984 de George Orwell em que retrata uma distopia totalitária em que os que estão no poder oprimem a sociedade com regras e mentiras em troca de uma suposta segurança.

Existem varias vertentes na utopia e distopia, entretanto todas seguem a mesma premissa, a paz ou a escrotidão. Acredito que a distopia tem um maior apelo na literatura até por ser mais crível que a sociedade se torne um monstro criado por ela mesma do que a uma era de paz chegar.

Uma coisa que realmente me incomoda é que apesar de futuros possíveis e imagináveis, a utopia e a distopia, fogem e muito do modelo de futuro que provavelmente estará presente em nossas vidas, onde pouca coisa mudara para a maioria das pessoas. O mais provável é que o futuro seja uma mistura das realidades com uma pseudo utopia para os mais ricos, enquanto a grande parcela da população experimenta uma pequena parcela distópica da realidade, algo que seja imperceptível no seu dia a dia, a menos que você seja transportado no tempo para ter a oportunidade de comparar a vida em outras épocas.

É bem provável que nossa sociedade já tenha se encaminhado para isso, mas como estamos inseridos no cerne do problema não conseguimos enxergar por cima do muro da realidade e ver o quanto utópicos ou distópicos alguns aspectos de nossa vida realmente são.

Vizualizações: 1673 |

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *